A primeira reportagem sobre Luiz Gonzaga
Os dois discos de estreia de Luiz Gonzaga com Vira e Mexe, Numa
Serenata, Saudades de São João Del Rei e Véspera de São João, gravados
no dia 14 de março de 1941, já chama a atenção da imprensa da época.
A revista carioca Vitrine publica matéria naquele ano, título Luiz Gonzaga, o virtuoso do acordeom, assinada pelo jornalistas e compositor Aldo Cabral, comentando que "por se tratar de música popular dançante, e dada a felicidade de seu executante, que é Luiz Gonzaga, antevemos o sucesso que as mesmas farão".
Origem do Nome
www.luizluagonzaga.com.br,e de outras iniciativas públicas e particulares. O acervo do museu é formado de coleções luiz-gonzaguianas de discos, livros, jornais, documentos raros de áudios, vídeo, retratos, cartazes, uma sanfona de oito baixos de Januário, roupa e chapéu de couro do Rei do Baião, e réplicas da indumentária artística de Luiz Gonzaga: o chapéu de couro à moda do cangaceiro, e o gibão do vaqueiro nordestino. O museu paraibano guarda ainda uma das mais importantes coleções de discos de Luiz Gonzaga de todo País, compreendendo todas as fases da discografia dele, desde o disco 78 rotações por minuto (os rpm com duas músicas), os acetatos (disco: propaganda de produtos, jingles políticos), discos 10 e 12 polegadas, de 33 rotações (os LPs de 8, 12 músicas), e compactos simples e duplos (2 a 4 músicas), de 33 e 45 rpm. Além da importante discografia, iconografia e fonografia do Rei do Baião, o Museu Luiz Gonzaga de Campina Grande (PB) guarda ainda preciosas coleções completas e incompletas de discos de diversos artistas brasileiros, especialmente os de origem nordestina expoentes da MPB: Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Trio Nordestino, Zé Calixto, Genival Lacerda, Ary Lobo, Os Três do Nordeste e diversos outros cantores, compositores e músicos. O principal evento realizado pelo Museu Luiz Gonzaga é a festa anual de aniversário de nascimento do Rei do Baião, em 13 de Dezembro, Dia Nacional do Forró, em sua homenagem, evento paraibano esse realizado no pátio do museu, com grande afluência de público de Campina Grande (PB), de cidades vizinhas, e até de outros estados brasileiros. Os artistas em geral, músicos, cantores, pesquisadores e os fãs de toda idade, prestigiam esse evento, sempre precedido de celebração religiosa, com missa em ação de graças.
O que você achou do nosso site?
Ruim
Ver ResultadoRegular Bom Ótimo Perfeito ◊ Campina Grande berço de poetas e artistas seguidores de Luiz Gonzaga ◊ Milhares já visitaram o Museu Luiz Gonzaga de Campina Grande ◊ Estudantes, pesquisadores, cantores pesquisam no Museu Luiz Gonzaga ◊ Integração da Musicografia, trabalhos acadêmicos sobre o Museu Luiz Gonzaga |
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Luiz Gonzaga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário